Itapajé: Capital Cearense do Bordado

Itapajé: Capital Cearense do Bordado
Itapajé, Princesa Serrana

Secretaria do Trabalho e Ação Social

Minha foto
Itapajé, Nordeste/Ceará, Brazil
A Secretaria Municipal do Trabalho e Ação Social tem o objetivo de garantir a todo cidadão de Itapajé o direito à família, à infância, à adolescência, à velhice com dignidade e à inserção no mercado de trabalho, a integração comunitária e social. Hoje, o município conta com programas na área da infância, adolescência, gestantes carentes, famílias em situação de risco social, da juventude e da terceira idade, como: Projeto ABC, que atende crianças e adolescentes de sete a 15 anos em situação de risco, proporcionando acompanhamento médico, psicológico, didático, ocupacional, atividades recreativas e esportivas.

Secretaria do Trabalho e Ação Social

Secretaria do Trabalho e Ação Social
Prefeitura de Itapajé - A marca do Trabalho e do Crescimento

ENQUETE - Qual atividade desta relação você gostaria de participar?

quarta-feira, 30 de maio de 2012


Projeto Juventude Empreendedora - JUVEMP

O que é?

O Projeto Juventude Empreendedora é uma iniciativa que busca favorecer o desenvolvimento dos valores de responsabilidade social e da cultura empreendedora na formação dos jovens em situação de maior fragilidade social e econômica, visando sua integração na comunidade, na sociedade e no mercado de trabalho.
O processo de formação social e profissional dos jovens educandos fundamenta-se na aprendizagem teórico-vivencial e totaliza 528 h/a. É desenvolvido por meio de etapas, em sala de aula, interdependentes e complementares, centradas em temas que proporcionam a formação básica e específica de acordo com os sonhos, competências e realidades dos beneficiários do Projeto.
 
Conteúdo Programático
As etapas do Projeto credenciam o JUVEMP como uma ação governamental de qualidade e eficácia que possibilita o alcance do objetivo de inserção do jovem cearense no mercado de trabalho e sua capacitação para atuação como agente de mudança em sua comunidade. O processo de formação ocorre em etapas, com aulas que utilizam metodologia vivencial e atividades práticas de serviço à comunidade.
Formação em Empreendedorismo Social (124 h/a)
Identidade e interação social
Processos sociais integradores
Práticas Interventivas - seminários, oficinas e campanhas comunitárias

Capacitação para o Trabalho I (184 h/a)
Linguagem e Produção Textual
Leitura e seminários do livro “A Ponte Mágica”
Cultura Empreendedora
Gestão de Empreendimentos
Matemática Aplicada ao Empreendedorismo

Elaboração do Projeto de Vida Profissional (80 h/a)
Pesquisa das Potencialidades Locais
Elaboração do Projeto de Vida

Capacitação para o Trabalho II (140 h/a)
Informática básica
Capacitação profissional: cursos disponibilizados aos jovens, de acordo com as potencialidades do município e com suas escolhas profissionais documentadas nos Projetos de Vida.

Encaminhamento para o Mercado de Trabalho
Nessa etapa, são colocadas em prática estratégias e ações com os parceiros locais, com o objetivo de compartilhar responsabilidades no processo de inserção dos jovens nos municípios, realizando encaminhamentos para o mercado de trabalho formal ou alternativas de ocupação e renda, além do incentivo à criação de negócios individuais e coletivos.